
Aneurismas – Dilatações Arteriais
A aorta é a maior e principal artéria do corpo humano. Conduz o sangue do coração para os órgãos através dos seus ramos. Sendo responsável direta e indiretamente pela irrigação, por exemplo, do cérebro, do intestino, dos rins, dos membros superiores e inferiores.
Uma grave doença que acomete a aorta é o aneurisma. Caracterizada pelo aumento do seu diâmetro (dilatação). O aneurisma de aorta ocorre mais frequentemente em adultos (homens e mulheres) acima de 65 anos de idade e normalmente sem sintomas ou queixas. Sim, é silencioso!
Pessoas magras podem até perceber a presença de uma “pulsação” no abdômen. Alguns pacientes descrevem-no como “um coração na barriga”. Seu crescimento varia entre as pessoas. A mais temida complicação é a sua rotura provocando sangramento – hemorragia interna.
A hipertensão arterial (pressão alta) e o tabagismo são fatores de risco importantes.
A avaliação da presença do aneurisma da aorta abdominal é feita pelo exame físico(palpação) do abdômen realizado por um médico e pela realização de exames complementares como o ultrassom de abdômen, o Doppler colorido da aorta e pela tomografia computadorizada do abdômen.
Na maior parte dos casos o diagnóstico é incidental ao realizar exames para avaliar a próstata, o útero e ovários, os rins ou outras doenças abdominais.
Portanto, recomenda-se que o paciente com esta faixa etária ou com história familiar de aneurismas seja avaliado por um médico vascular. O tratamento do aneurisma de aorta é sempre individualizado. O tamanho e morfologia do aneurisma, tão como as condições clínicas e cardiológicas do paciente norteiam a indicação de qual a melhor conduta a ser tomada.
A técnica endovascular (por cateterismo) é mais amplamente utilizada nos dias atuais. A cirurgia aberta (por pontes/bypass/derivações) também pode ser realizada em alguns casos específicos.