Erisipela

Erisipela

A erisipela é uma condição inflamatória que atinge  a pele com grande envolvimento dos vasos linfáticos, predominantemente, dos membros inferiores. Acomete, mais frequentemente, pacientes da terceira idade. No entanto, pode acometer pessoas de qualquer idade e outras regiões do corpo.

Está relacionada a um fator chamado “porta de entrada”, como úlcera crônicas, micoses ou “frieiras” nos pés, picada de insetos, ferimento na pele e manipulação inadequada das unhas. Através desta porta de entrada, as bactérias penetram na pele , atingindo as camadas cutâneas inferiores  e se espalhando facilmente com muita velocidade. Pessoas com baixa  imunidade, obesas, diabéticas e com má circulação são as mais suscetíveis.

Inicialmente, os sintomas são mal-estar geral, fadiga, febre e calafrios. Em seguida, aparecem os sinais, como hiperemia( vermelhão) na pele, dor, edema(inchaço)  e febre. O aparecimento da adenomegalia ( “íngua”) na virilha é comum. Em casos mais graves podem surgir formação de bolhas, escurecimento da pele, ulceras e até quadros de septicemia(infecção generalizada) com risco de morte. Na presença da suspeita da erisipela, recomenda-se a procura de atendimento médico com brevidade.