Varizes dos Membros Inferiores

Varizes dos Membros Inferiores

O tratamento da doença de varizes é individualizado para cada paciente. É dependente de diversos fatores: 

– Estágio clínico da doença venosa: se as queixas são estéticas, se apresenta sintomas relacionados à congestão venosa ou, em graus mais avançados, se apresenta alterações como manchas ou úlceras nas pernas.
– Tipo de veia: vasinhos, microvarizes  ou varizes calibrosas.
– Condições clínicas do paciente: se tem risco operatório alto (com  outras doenças associadas) ou baixo.
– Expectativa do paciente com o tratamento.

O tratamento clínico, com uso de meias elásticas de compressão e medicamentos flebotônicos ou fitofármacos, são amplamente utilizados e tem ótima resposta clínica em inúmeros pacientes.  Em outros casos haverá a necessidade de escleroterapia – aplicação ou secagem – dos vasos com a utilização de soluções hipertônicas ou espuma densa, associada ou não ao  uso de laser transdérmico.

Em casos específicos, o tratamento cirúrgico torna-se necessário. Para retirada das varizes são realizados microincisões escalonadas ao longo das veias previamente demarcadas a fim de ressecá-las em toda sua extensão. Quando há indicação de tratamento das veias safenas, pode-se utilizar a cirurgia convencional, com a retirada da veia, ou métodos mais modernos de termoablação (radiofrequência ou endolaser), alcançando melhores resultados estéticos e melhor recuperação pós operatória.

Abaixo você encontra as orientações pré-operatórias e pós-operatória da cirurgia de varizes dos membros inferiores: